sexta-feira, 11 de dezembro de 2009



Projeto:  Minha Escola tem Memória


Professoras Colaboradoras

      Ângela Maria Saldanha Nunes      
Claristela Araújo de Almeida
Francilena Medeiros Teixeira
Lígia Campina dos Santos
Maria Neta de Sousa
Maria Necielda Alves Victor
Rosa Christina Aires Oliveira
Valéria de Morais Varela

   2009 / 2010



  • Período: Setembro de 2009 a Março de 2010
  • Desafios associados ao Projeto:
        - Garantir o domínio das habilidades de interpretação, leitura e escrita dos alunos dos 9º anos .
        - Realizar o registro da Memória da Escola.

  • Abrangência do Projeto
        -  O Projeto será realizado com a colaboração dos alunos dos 9º anos, suas respectivas Professoras e demais Professoras Colaboradoras.
  • Área do Conhecimento: 
        - História, Português e Matemática.
  • Justificativa
        A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado nos seus 34 anos de caminhada com a Educação do Estado do Ceará vêm prestando relevante serviço a comunidade do Bairro Padre Andrade e suas adjacências. Essa história já vem sendo contada através de alguns registros, porem sente-se a necessidade de fazê-la através de uma pesquisa mais detalhada para deixar escrita a memória desta instituição.

        É importante conhecermos suas Conquistas, Projetos, Prêmios, suas LUtas e Intenções em favor desta Comunidade para que assim possamos valorizá-la e amá-la, pois segundo o pensador Nagib Anderaus Neto "ninguém pode amar o que não conhece".

  • Objetivo Geral
        - Instigar os alunos dos 9º amos a realizar uma pesquisa sobre a história da Escola para fazer o registro da sua memória.
  • Objetivos Específicos
        - Realizar uma pesquisa na Escola para identificar seus Projetos e principais conquistas.
        - Realizar entrevistas com funcionários, professores e ex-diretores para resgatar e escrever a Memória dos 34 amos de existência da
Escola.
        - Criar estratégias a fim de divulgar para a Comunidade interna e externa a conclusão da pesquisa e relatos.

  • Metas
        - Envolver os Alunos e Professores dos 9º anos para relizar as  entrevistas,  pesquisas e fazer o registro das mesmas;
     
        - Divulgar para a Comunidade Escolar e Externa a consolidação da Pesquisa.
        - Editar um Livro com a conclusão dos trabalhos.

  • Metodologia estratégica de ação
        - Entrar em contato com todos ex-diretores para fazer um resgate da Memória da Escola:
        - Entrevistar ex-funcionários, ex-professores, ex-supervisores e ex-coordenadores pedagógicos;
        - Realizar um concurso de redação com o título: a importância da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado em minha Vida;
        - Entrevistar ex-alunos que retornaram a escola como profissional;
        - Criar um site com informações da Escola incluindo: Visão estratégica: Projeto Politico Pedagógico: Principais Projetos;
        - Realizar uma exposição dos Títulos recebidos e as fotografias contando a história da nossa Escola.

 


terça-feira, 8 de dezembro de 2009



                                            PROJETOS EM ANDAMENTO

Ano Letivo 2009

Leio sim senhor! - Professora Blanch)
Leitura prazerosa ( sala de leitura) - Professora Maria Neta
Ler para escrever ( biblioteca ) - Professora Cládia
Nossa  escola tem memória -  9º A
Era uma vez ( ensino especial 
A biblioteca na sala dos professores
A informática fortalecendo a aprendizagem (pendente)
Self service de livros para os alunos do turno noturno
Formação da Unidade Executora
Leitura Nossa de cada dia - 5º ano
Projeto Feira Cultural - Sarau Literário

Multimeios

AVISOS


Atenção  1º ano!  Receba  logo o seu livro  Primeiro Aprender  v. 3.
Local de recebimento: biblioteca.
Horário : 7:30h às 9:30h



Vídeo:
A sala de vídeo possui inúmeros filmes e documentários, consulte o acervo.
Acervo de vídeos :     disponível na biblioteca
Aendamento:   Fazer na biblioteca

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009



PROJETO AFRICANIDADES


TemaReflexão sobre as heranças africanas no Brasil

Público envolvido:  alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Período: novembro a dezembro de 2009.

Justificativa: a falta de conhecimento básico sobre os aspectos sócio-culturais dos alunos, que no geral, encontram-se afastados da cultura negra, muitas vezes prejudica a integração na sociedade em que vivem. É necessário incentivá-los na busca de suas identidades que estão ligadas às raízes africanas, que por sua vez, são de um incomparável riqueza.

Objetivo geral: estimular a escola na construção coletiva do conhecimento sobre a História da África e do negro no Brasil, no intuito de resgatar a identidade nacional e a diversidade cultural do país.

Objetivo específico 1: valorizar a cultura afro-brasileira dentro do ambiente escolar e familiar.


Objetivo específico 2: sensibilizar professores de todas as disciplinas a desenvolver atividades interdisciplinares a fim de que os alunos vivenciem o entendimento integrado e construam de forma mais ativa o conhecimento.
 
 Metodologia e procedimentos
  • Confecção de mural
  • Festival de cinema
  • Peças teatrais
  • Exibição de vídeos
  • Apresentação de paródias
  • Apresentação de danças ( capoeira, maracatu) 
  • Oficinas de poesias
  • Literatura de Cordel 
  • Concurso de redação
  • Caracterização de personalidades
  • Aspectos culturais ( religiosidade, música artesanato, culinária)
  • Degustação da culinária afro-brasileira
  • Palestras com temas específicos
  • A áfrica hoje: áfrica do Sul, Copa de 2010, espaço geográfico, as desigualdades econômicas, apartheid, etc.

Avaliação

    As atividades serão avaliadas na medida em que forem apresentadas pelos professores de todas as disciplinas das turmas envolvidas.
     Também serão avaliados outros aspectos, como: afeição, organização, frequência e responsabilidade.





CALENDÁRIO -  AFRICANIDADES

Turno: Manhã

21/12/09   - Abertura, danças, paródias.
                   Participação de todas as turmas
                   Exposição do 6º ano.

22/12/09  - Exposição do 1ºA


23/12/09  - Exposição do 2ºA/B e 3ºA.
                  Concurso : Beleza Negra.

Obs: Todas as atividades acontecerão na quadra, após  o intervalo






Confecção de material



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reunião de Pais

ATENÇÃO!!!!!

Reunião com os pais dia 05/12 :

     1. assuntos importantes para a educação.
      2. Resultado do bimestre.



     Pais, não deixem de comparecer!
   As pedagogas do NAPE estão avaliando alunos de classe especial das escolas da 3ª região de Fortaleza .
    Essa avaliação tem como intuito promover cada vez mais a inclusão dos alunos de classe especial.

     Prof. envolvidos : Hirã, Gleice, Angela, Silvana e Neila.

     Escolas visitadas:   Sebastião Abriguere, Honório Bezerra, Meneses de Serpa e Dom Hélio Campos