quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

MULHER


Símbolo de amor, perseverança e desprendimento.
Guerreira, amiga, emotiva, carihosa, dedicada...
    Poderia escrever aqui milhares de adjetivos...
Mas eles todos se traduzem em uma só palavra:

  Mulher





Mulher  -  Destaque




 
Nasceu em Alagoas (15/2/1905) e fez medicina na Bahia, sendo a unica mulher da sua turma. Veio logo depois para o Rio de Janeiro e fez concurso para o Servico de Assistencia a Psicopatas, passando a trabalhar no Hospital Pedro II (Engenho de Dentro, Rio de Janeiro) desde 1933. Como se recusava a aplicar choques eletricos e a ministrar drogas aos pacientes, foi colocada para fazer "terapia ocupacional" com os internos (desenho e modelagem).
Filiou-se a Alianca Libertadora Nacional. Foi presa em 1936, permanecendo na cadeia por mais de um ano, com Graciliano Ramos, Olga Benaario, Eneida , Apporelly etc. Foi afastada do servico publico de 1936 até 1944.
Em 1946, fundou a Secao de Terapia Ocupacional do Hospital Pedro II, que dirigiu ate 1974. Em 1952, fundou no mesmo lugar o Museu de Imagens do Inconsciente, que reuniu as producoes artisticas dos pacientes do servico, sendo responsavel pelo resgate das obras de artistas como Fernando Diniz, Artur Bispo do Rosario, Emydio de Barros, etc. Em 1956, fundou a Casa das Palmeiras, que desenvolve trabalho terapeutico na linha junguiana. Ainda na decada de 50, fez especializacao na Suica, tendo conhecido Jung. Fundou grupos de estudo e revistas especializadas; ministrou cursos e realizou pesquisas. Mesmo apos a aposentadoria, em 1975, continuou trabalhando, orientando grupos, realizando conferencias e escrevendo. Depois de varios anos em cadeira de rodas, mas lucida e escrevendo, morreu no dia 30.10.1999. Um detalhe importante de seu trabalho e que ela foi pioneira no Brasil (e quase que no mundo) no uso de animais (no caso, os gatos) como auxiliares no tratamento de psicoticos. Amante dos bichanos, teve muitos deles, como Tigre Rei, Carlinhos, Mestre Onca etc. Por conta disso, inclusive, ela chegou a ser processada por vizinhos (ha muitos anos), que reclamavam dos gatos; mas ela ganhou na justica o direito de conserva-los, pois provou que precisava deles para pesquisa de comportamento.






Nenhum comentário: