segunda-feira, 23 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA


Na data de 23 de março comemoramos anualmente o Dia Mundial da Meteorologia, a ciência que estuda nossa atmosfera e os fenômenos climáticos, estabelecendo previsões mais acertadas para os períodos mais curtos e os prognósticos possíveis para os períodos mais longos.
A meteorologia limita-se aos estudos de previsões atmosféricas, e não deve ser confundida com a climatologia, que faz seus estudos sobre o clima em geral, nas diferentes regiões do planeta. O relacionamento entre as duas ciências é bastante estreito, já que uma depende da outra para compreender o clima e as flutuações atmosféricas.
O termo meteorologia provém do grego "meteoros", cujo significado é "o que está suspenso nos céus", e era a palavra com que Aristóteles, filósofo e estudioso grego, utilizava para descrever os elementos atmosféricos.
No Brasil, o Dia do Meteorologista ou Dia da Meteorologia também é lembrado em 14 de outubro, data que, em 14 de outubro de 1980, regulamentou a profissão em nosso país, objeto do Decreto Lei n° 6.835. A data, antes de 1980, era comemorada em 3 de março. A mudança foi uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET).

Nenhum comentário: