quarta-feira, 10 de junho de 2015

ATIVIDADE PROPICIA LEITURA E TROCA DE LIVROS ENTRE ALUNOS

ATIVIDADE PROPICIA LEITURA E TROCA DE LIVROS ENTRE ALUNOS

Professora Gílian Brito

A ideia nasceu na sala de aula quando a professora Lucivone Aguiar e os alunos do 8º ano comentavam sobre livros e sobre a possibilidade de trocarem entre si os que já haviam lido. 

Foi, então, que a ideia, pequena a princípio, foi se expandindo e ganhando dimensão que nem os próprios alunos imaginavam - era mês de maio e alunos e professores liam a obra O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz, que seria homenageada no Sarau Literário que aconteceria dia 29 de maio de 2015.

Instigados pela ideia, professores e professoras do coletivo de Linguagens e Códigos enriqueceram o projeto e, então, foi se estruturando a  Feira da Troca de Livros da E.E.F.M. Monsenhor Dourado.

Aos poucos, pelos corredores da escola, aluno contagiava aluno, livros eram seduzidos e enamorados pelos olhos dos pequenos e jovens leitores. Cada livro depositado na estante era trocado por um cupom. 

O dia 26 de maio chegou. Com ele, a ansiedade de trocar o cupom por um dos livros do estande, paquerado ao longo de uma semana. 

Durante a manhã do dia 26, poesias, contos e cordéis foram recitados por alunos e professores. Ao final, o tão esperado momento de trocar o cupom por um livro! 

E a festa da imaginação foi garantida. Alunos saíam com dois, cinco, houve quem saísse com sete, isso mesmo, sete livros nas mãos e um enorme sorriso no rosto.


Idealizadores do Projeto: Lucivone Aguiar e alunos do 8º Ano A.
Professora Coordenadora de Área: Gílian Brito
Regente da Sala de Multimeios: Liduína Mesquita
Professores colaboradores: Chris Oliver, Marizilda, Renata P. Machado, Amanda Tamires, Welington, Josileide Braga, Sandra Tavares, Joana Hiliodoro, turma do 9º Ano B. 

Agradecimentos:
Diretora Soraide Paz
Coordenadores: Airton Sampaio e Márcio Augusto
Pedro Sales
Coordenadores e professores das áreas de Ciências da Natureza e Humanas.

Nenhum comentário: