terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA NACIONAL DA CAATINGA

   Caatinga é um termo de origem Tupi-Guarani e significa floresta branca. O termo resulta da combinação dos elementos ca-a (floresta), tî (branco) e o sufixo ngá, (que lembra). A razão para esta denominação reside na aparência que a floresta revela durante a estação seca, quando a quase totalidade das plantas estão sem folhas e os troncos brancos e brilhosos, extraordinárias estratégias para diminuir as perdas de água nesta estação. Outra estratégia destacável são as folhas modificadas na forma de espinhos. Com esse conjunto mínimo de adaptações à deficiência hídrica, a Caatinga se mostra como uma vegetação xerófila, espinhosa e caducifólia, de certo, seus aspectos mais nítidos. Carl von Martius (1794-1868) renomado botânico alemão que esteve no Brasil no século XIX, referiu-se a caatinga como silva horrida (floresta feia). Verdadeiramente, parece não existir beleza e alegria em algo seco e branco, no entanto, quando as primeiras chuvas caem sobre a caatinga uma extraordinária explosão de cor e vida emerge, numa mudança repentina de paisagem das mais espetaculares do mundo.
    Infelizmente, o mau uso e ocupação da terra pelo Homem têm, há tempos, levado um estresse ambiental à caatinga sem precedentes na história. As razões para esse desmantelamento da caatinga tem sido o uso da mata nativa para lenha e carvão e o avanço de polos agropecuários. Para dar uma ideia da velocidade da destruição, entre 2002 e 2008, a caatinga foi removida o equivalente a 1.657.600 campos de futebol, conforme o estudo.

DIA DA SOGRA

   O Dia da Sogra é comemorado no Brasil no dia 28 de Abril
   Esta data celebra a existência da mãe do cônjuge de uma pessoa (marido ou esposa), além de ser uma presença muito importante para os filhos, pois é nada mais, nada menos que a avó das crianças. 
   No Brasil, a relação genro e sogra sempre foi um prato cheio para a comédia e brincadeiras. Uma espécie de relação de "amor e ódio" entre genros e sogras. Ninguém sabe ao certo como essa relação começou, mas existem algumas lendas populares pelo país que tentam explicar. 
Uma das lendas populares diz que o Dia da Sogra teve início a partir de um cenário "desastroso". Em 1957, um trabalhador industrial britânico criou um zoológico em sua casa e queria muito ter uma sucuri (a cobra) na sua coleção. Depois que conseguiu o animal, o homem não conseguia pronunciar o nome corretamente e chamava a cobra de "sogra". 
   O Presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, organizou um café da manhã especial para os funcionários do seu governo e disse que todos poderiam trazer suas esposas e sogras. O trabalhador industrial britânico seguiu as ordens do Presidente e levou para a festa sua esposa e a COBRA! 
Ainda de acordo com a lenda, a sucuri assustou todos os presentes e arruinou o café da manhã. O caso ficou bastante popular entre as pessoas na época e acabou virando motivo de piada, por associar a figura da sogra à cobra sucuri.

DIA DA EDUCAÇÃO

   O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.
   A data serve para incentivar e conscientizar da importância da educação seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.
   Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.
   A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.
   O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.
   O Brasil ainda enfrenta mais problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura - MEC.
   No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de Agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

DIA DO SACERDOTE

   Sacerdote ou Sacerdotisa (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando “representante do sagrado”) é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participarem rituais sagrados de uma religião em particular.
   Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.
Sacerdotes e sacerdotisas são conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mais primitivas. Eles existem em todos ou alguns ramos do judaísmo, cristianismo, xintoísmo, hinduísmo, e muitas outras religiões, como também, são geralmente considerados como tendo um bom contato com a divindade ou divindades da religião e muitas vezes os outros crentes pedem conselhos sobre questões espirituais a eles.
   Em algumas religiões, tornar-se um sacerdote ou uma sacerdotisa é feito por eleição; enquanto em outras, o sacerdócio é herdado em linhas familiares, como um casta.
   Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.

DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

   O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.
   A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.
   A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.
O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).

sexta-feira, 24 de abril de 2015

DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

   Em 24 de abril comemora-se o dia internacional do Jovem Trabalhador. O objetivo da data é ressaltar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial.
   Esta celebração também procura romper preconceitos sobre a contratação de funcionários sem experiência, mostrando para os empregadores que a juventude tem muito a acrescentar ao mercado de trabalho.
   Os argumentos a favor dos jovens dizem que as novas ideias contribuem com o avanço dos negócios, e que o recrutamento de pessoas fora do mercado pode ser a chave para a descoberta de novos talentos.

DIA INTERNACIONAL DO MILHO

   O milho é um cereal cultivado em diversas partes do mundo, podendo ser utilizado como alimento humano ou também como ração para animais. Possui muitas qualidades nutricionais, e contém quase todos os tipos de aminoácidos conhecidos, com exceção apenas da lisina e do triptofano. 
   Os Estados Unidos é o maior produtor mundial de milho. O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, onde 27% da produção nacional é realizada no estado do Paraná. O Mato Grosso é o segundo maior produtor do país. 
   Em média, apenas 5% da produção brasileira é destinada para o consumo humano, de maneira onde servem para a composição de outros produtos. O milho é um dos principais motivos para a recente expansão da atividade agrícola no Brasil. Seu cultivo é muito beneficiado pela tecnologia e pelas inovações de pesquisa.
    O Dia Internacional do Milho é comemorado em 24 de abril, em todos os países.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

DIA DE SÃO JORGE

   Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 03 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.
   O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações para quem São Jorge é o santo patrono. Entre os países que comemoram a data, destacam-se o Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e pelos Goranis.
   No Reino Unido, o Dia de São Jorge é também o Dia Nacional. O Dia de São Jorge é também comemorado localmente em Newfoundland (Canadá), no Rio de Janeiro e em Adis Abeba (pela Igreja Copta Ortodoxa Etíope).
   Muitos países celebram a festa de São Jorge em 23 de abril, que é a data tradicionalmente aceita do falecimento do santo.

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DO AUTOR

   O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
   A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para, além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo .
   Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

DIA NACIONAL DO AÇO

No dia 9 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional do Aço, que é uma liga metálica formada essencialmente por itens como ferro e carbono. Ele pode ser classificado de acordo com a quantidade de carbono em sua porcentagem, sua composição química, a constituição micro estrutura e a sua aplicação. 
O aço possui ainda outros elementos químicos, e alguns deles podem ser até prejudiciais, como o enxofre e o fósforo, que são incluídos durante o processo de fabricação. 
Atualmente, o aço é a liga metálica mais importante, sendo muito usado em diversas aplicações. Embora alguns processos utilizem outros materiais, como o alumínio, por exemplo, o aço continua sendo bastante aplicado devido a sua superioridade em relação às outras ligas e também por causa do seu preço.