segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DIA DA LEI DO VENTRE LIVRE

   A Lei do Ventre Livre foi criada por Visconde do Rio Branco, do Partido Conservador, em 1871. A lei determinava que todos os filhos de escravos que nascessem a partir daquela data, seriam livres.
   Segundo a lei, os filhos dos escravos ficariam com os senhores das suas mães até que atingissem a maioridade, que na época era aos 21 anos, ou então eles poderiam ser entregues ao governo.
   A partir disso, o índice de mortalidade infantil aumentou entre os escravos, pois o descaso aumentou em relação aos recém-nascidos, sem contar as péssimas condições de vida.
   O Dia da Lei do Ventre Livre é celebrado em 28 de setembro em todo o Brasil.

domingo, 27 de setembro de 2015

Projeto Monitoria - SRM

          Em 09 de setembro de 2010 a professora Suze Silva que trabalha com o Atendimento Educacional Especializado - AEE na Sala de Recursos Multifuncional  estava desenvolvendo o Projeto de Monitoria com alunos surdos que desejavam ser professores, foi mais uma forma de favorecer a inclusão na escola e  aqui temos mais um momento de recordação. 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

II FEIRA DE CIÊNCIAS - 2015



           A II Feira de Ciências da EEFM  Monsenhor Dourado teve o objetivo de motivar o aprendizado dos alunos e divulgar temas científicos atuais ou não para a comunidade escolar.



           A Feira ocorreu em dois momentos distintos. No primeiro dia tivemos a Gincana da Matemática que através de atividades lúdicas  despertou o interesse dos alunos pela matemática relacionando-as com demais áreas do conhecimento, através de um processo de competição de saberes que envolveu uma interação maior entre professores e alunos em sala de aula,  teve seu momento de culminância na quadra onde havendo uma interação entre as turmas, todos pudemos averiguar o desenvolvimento do raciocínio lógico, da habilidade mental, da imaginação, da criatividade, no desenvolvimento de hipóteses relacionados a situações do cotidiano, além de todo o entusiasmo tão presente no comportamentos dos nossos alunos. O segundo e o terceiro dias tivemos apresentação nas salas de aula de forma mais didática, onde equipes tiveram que demonstrar o conhecimento pesquisado e aprendido para os professores, alunos e visitantes. Acreditamos que nestes dias ficou bem claro quanto o trabalho de equipe é difícil, mas recompensador no final.



          Gostaríamos de agradecer a todos os alunos e professores e núcleo gestor pelo apoio e envolvimento, pois graças ao esforço de todos tivemos uma recompensa que jamais será apagada de nossas memória: a demonstração de conhecimento, a disputa saudável e a o aprendizado do trabalho em equipe.



 Glaúcio Cordeiro Alencar- Professor Coordenador de Área - PCA

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIA DA ÁRVORE

   O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
   A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

   No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Paz, data em que se celebra a paz mundial entre as nações e a não violência. Em 2001 foi oficializada a data de 21 de Setembro, como o Dia Internacional da Paz, sendo valida a partir do ano de 2002.
   Conforme informação da ONU, cerca de 1,5 bilhão de pessoas vivem em situações de conflito, ou com altos índices de violência e criminalidade, significando, portanto que cerca de 20% da população mundial vive sem garantia de paz, assim a luta pela diminuição de conflitos internos ou externos se torna essencial para evitar o agravamento dessa situação, e garantir que as pessoas, principalmente os mais frágeis a esse tipo de situação, como crianças e mulheres, possam viver de forma mais segura e a sociedade possa ter harmonia.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

GIRO MULTIFUNCIONAL - TEATRO JOSÉ DE ALENCAR



   Os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncional – SRM  foram aprender mais sobre a cidade de Fortaleza e desta vez visitamos ao Teatro José de Alencar. Saímos da escola e para irmos  ao teatro utilizando transporte público, o ônibus da linha Sargento Hermínio – 220, senti-me um pouco apreensiva, pois estava trabalhando orientação e mobilidade fora da escola mas deu tudo certo. Chegarmos ao centro da cidade, caminhamos alguns quarteirões até o teatro, esse momento foi bem descontraído, pois os alunos olhavam vitrines, comentam o que viam no comércio ambulante e sempre muito atentos ao trânsito atravessavam as ruas de forma correta. 
   O Teatro José de Alencar - TJA, apresenta-se imponente com seus vitrais, palco, jardim, pinturas e riqueza de detalhes de um prédio que foi inaugurado em 1910, mas sua construção foi possibilitada pelo então governador Nogueira Acioly. Passado mais de 100 anos o TJA consolida-se como instrumento fundamental da história e divulgador da arte de Fortaleza.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SEMANA DO ESTUDANTE




   Este ano a escola homenageou os estudantes durante uma semana, foram realizadas diversas atividades do dia 10 ao dia 14 de agosto de 2015 sempre ao final das aulas. Realizamos: Campeonato de Futebol, Soletrando e Quiz de: Ciências da Natureza e Ciências Humanas e vimos o quanto nossos alunos ficaram empolgados e envolvidos em atividades diversificadas na escola e ainda nesta semana todos os dias o lanche foi especial  e muito saboroso agradando o paladar de todos.

   Enfim, os festejos ocorreram de forma educativa e recreativa, mostrando mais uma vez que a escola é um lugar de aprendizagem e de boas recordações para toda a nossa vida.